Clique Notícias - A Notícia em 1 Clique!

Servidores são capacitados sobre auditoria contábil

Diante da importância da contabilidade no processo de auditoria e da necessidade de identificar possíveis fraudes e erros fiscais, a Secretaria de...

30 Mar 2017 às 10:06
Lorrana Carvalho | Sefaz/MT

Diante da importância da contabilidade no processo de auditoria e da necessidade de identificar possíveis fraudes e erros fiscais, a Secretaria de Fazenda (Sefaz) iniciou nesta segunda-feira (27) a capacitação “Aperfeiçoamento em Auditoria Contábil em Empresas”. O curso é promovido pela Escola Fazendária e irá certificar cerca de 50 servidores lotados na Superintendência de Fiscalização (Sufis). As aulas seguem até o dia 07 de abril.

O curso de aperfeiçoamento conta com recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa de Desenvolvimento da Administração Fazendária de Mato Grosso (Profisco/MT) e é ofertado pelo Instituto de Capacitação e Pós-graduação (ICAP), empresa vencedora da licitação.

Na abertura, a professora mestre Clébia Ciupak explicou que a capacitação visa atualizar o conhecimento dos participantes e formar equipes de fiscalização com alcance de resultados quantitativos e qualitativos. Além dela, o conteúdo programático também será ministrado pela professora mestre Giseli Alves Silvente.

Divididos em dois módulos, o curso de aperfeiçoamento terá carga horária de 40 horas. No primeiro módulo será apresentada a introdução ao estudo da contabilidade tributária, com aulas sobre as principais mudanças na escrituração e elaboração de demonstrações financeiras das sociedades empresarias, entre outros assuntos.

Já o segundo módulo terá aulas de teoria e prática de auditoria contábil do ICMS em empresas comerciais, industriais e agrícolas, além de contabilidade tributária e auditória eletrônica.

Para o superintendente de Fiscalização, João José de Barros, a capacitação agrega informações e conhecimento ao trabalho realizado pelos fiscais e agentes de tributos. “Quero destacar a responsabilidade do nosso cargo porque acho que é por meio do nosso trabalho, seja o ATE ou FTE, que a gente consegue promover a arrecadação do Estado e é dessa arrecadação que o estado consegue fazer suas políticas sociais. Portanto, quando surge uma oportunidade como essa temos que aproveitar ao máximo”.

“Entendo que precisamos estimular e dar condições para que os servidores possam elevar, cada vez mais, seu trabalho de maneira eficiente porque isso refletirá de maneira positiva para toda a sociedade”, afirma o secretário de Fazenda Gustavo de Oliveira.

A coordenadora de Gestão de Pessoas, Ingrid Zattar, explicou que a Sefaz está retomando o trabalho de promover as capacitações para os servidores. “O curso de capacitação em Auditoria Contábil em Empresas, é um curso muito pretendido desde o ano de 2013, com ele pretendemos retomar as capacitações dos servidores e esperamos que ele seja o primeiro de muitos que virão”.

Ingrid anunciou ainda que a CGP vai disponibilizar cursos pela modalidade de Ensino a Distância (EAD). De acordo com ela, a plataforma está sendo desenvolvida pela Escola Fazendária em conjunto com a coordenadoria de Tecnologia da Informação. A previsão é de que os cursos estejam disponíveis a partir do mês de maio.

Também participaram da abertura da capacitação o gestor da Unidade de Planejamento da Recita Publica (UPRP), Eliel Barros Pinheiro, a coordenadora do curso de aperfeiçoamento, Wilma Harumi e a diretora do ICAP, Cleodenise Bernardes.


26 deputados investigados em diferentes esquemas disputam eleições em MT

Dos 20 deputados estaduais que buscam a reeleição, todos já tiveram os nomes...

Vídeos [tvnativa.com.br]

Indeco doa terreno para construção de presidio em Alta Floresta

Moradores de Nova Guarita pedem reconstrução de ponte em rodovia estadual

Grave acidente na MT-208 mata motociclista

Dia do Índio: Localizador de povos indígenas fala sobre documentário

Veja mais [ver todas]

Polícia | 28 de Fevereiro de 2019 às 16h01min

AF: pai é preso após ser flagrado pelo filho abusando da filha deficiente

Encontra-se preso em flagrante delito na Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Alta Floresta um homem suspeito de...

Polícia | 27 de Fevereiro de 2019 às 11h10min

Ladrão quase é linchado por populares ao roubar loja e tentar pegar moto de mulher; vídeo

Um vídeo que circula pelas redes sociais, gravado na última terça-feira (26), em Rondonópolis (215 quilômetros de...

Gerais | 27 de Fevereiro de 2019 às 11h06min

Secretaria de Educação de MT se diz contra pedido do MEC para execução de hino e leitura...

A Secretaria de Educação de Mato Grosso disse que não vai atender ao pedido do Ministério da Educação para a...

Polícia | 27 de Fevereiro de 2019 às 11h04min

Mulher é detida em Alta Floresta com 1 kg de entorpecentes

Após informações, a equipe de Moto Patrulhamento da Polícia Militar deslocou-se até a Rua H-12 no setor industrial...

Polícia | 27 de Fevereiro de 2019 às 11h04min

AF: rapaz é detido com 22 porções de substancia análoga a maconha

A guarnição da Policia Militar realizava rondas nesta segunda-feira (26) pela Rua do Araújo, quando deparou com o...

Veja mais
Mais lidas