Clique Notícias - A Notícia em 1 Clique!
Dólar Hoje Dólar Hoje

°

Tenente coronel Alvarenga é o novo coronel da Polícia Militar

O governador Pedro Taques (PSDB) promoveu o tenente coronel da Polícia Militar, Daniel Lipi Alvarenga, ao posto máximo da instituição. A...

06 Set 2018 às 10:42
Hipernoticias
Reprodução

O governador Pedro Taques (PSDB) promoveu o tenente coronel da Polícia Militar, Daniel Lipi Alvarenga, ao posto máximo da instituição. A definição da promoção foi anunciada na tarde desta quarta-feira (5). Além de Alvarenga, os tenentes coronéis, Antonio Gilvando de Souza, comandante do 13º Comando Regional de Água Boa (730 km de Cuiabá) e Claudio Fernando, que atualmente está no Comando Regional de Nova Mutum (245 km de Cuiabá), disputavam a vaga. Este último era o favorito para assumir o posto.


A promoção do coronel deverá ser divulgada nesta quinta-feira (6), no Diário Oficial do Estado (DOE). Atualmente, Alvarenga está lotado no Quartel do Comando Geral (QCG), na função de assessoria jurídico. A corporação conta com 32 coronéis da ativa. Além do coronel, 947 policiais serão promovidos. Desse total, são 818 nas graduações de cabo, sargento e subtenente. Os outros 129 são oficiais –, sendo tenente, major, capitão, tenente-coronel e coronel.

 

Conforme informações da Polícia Militar, o número de vagas para coronel é definido pela disponibilidade de cargo. Atualmente, a instituição possui 32 oficiais do posto maior. Assim que um coronel se aposenta é aberta, automaticamente, uma vaga para que um tenente coronel se disponibilize à função.

 

Para que o oficial esteja na lista de pretendentes, ele precisa passar por três etapas. Primeiramente é analisado a vida funcional do policial. É averiguado o tempo em que ele exerce a função de tenente coronel, por exemplo. Outro fator preponderante para a promoção é a nota do comandante superior imediato do candidato.

 

Para finalizar, é analisado o conceito da Comissão de Promoção de Oficiais (CPO). O grupo é formado pelo comandante geral, Marcos Vieira da Cunha, o comandante geral adjunto, Alexander Torres Maia e o diretor de Gestão de Pessoas (DGP). Os oficiais analisam o desempenho dos candidatos durante toda a carreira na instituição e emitem um conceito dos tenentes coronéis.

 

A promoção dos oficiais será realizada em um evento na noite desta quarta-feira, no Quartel do Comando Geral (QCG) para comemorar 183 anos de criação e serviços prestados à população mato-grossense. Na data, como acontece tradicionalmente, acontece condecoração de militares e civis com a medalha ‘Homens do Mato’, desfile e a divulgação da lista de policiais promovidos.

 

Com um efetivo de cerca de oito mil policiais,  a PM está organizada em 15 Comandos Regionais e subdividida em Batalhões (BPM), Companhias Independentes (CIPM), Bases Comunitárias, Pelotões e Núcleos, além de um Comando Especializado (CESP) ao qual estão vinculadas as unidades especializadas como Rotam, Bope, Regimento Montado (Cavalaria), Batalhão de Proteção Ambiental e Batalhão de Trânsito.

 

A a instituição também atua com o Gefron (Polícia Especial de Fronteira) e o Centro Integrado de Operações Áreas (Ciopaer), ambos ligados à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). No GAECO (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado) a Polícia Militar trabalha em apoio às ações do Ministério Público Estadual.

 


26 deputados investigados em diferentes esquemas disputam eleições em MT

Dos 20 deputados estaduais que buscam a reeleição, todos já tiveram os nomes...

Vídeos [tvnativa.com.br]

Indeco doa terreno para construção de presidio em Alta Floresta

Moradores de Nova Guarita pedem reconstrução de ponte em rodovia estadual

Grave acidente na MT-208 mata motociclista

Dia do Índio: Localizador de povos indígenas fala sobre documentário

Veja mais [ver todas]

Gerais | 14 de Setembro de 2018 às 08h24min

Mais de 40 municípios do Mato Grosso não atingiram meta de vacinação contra pólio e...

Campanha nacional de vacinação termina hoje, sexta-feira (14)

Gerais | 14 de Setembro de 2018 às 08h06min

Solidariedade: Rota 2018 promove reunião musical em prol ao artista Paulo Paulinho

O artista está passando por tratamento médico

Esportes | 14 de Setembro de 2018 às 08h03min

Superação: Tenista altaflorestense é campeão da 9ª etapa do estadual

Julio foi campeão na categoria 16 anos e vibrou com a conquista

Polícia | 14 de Setembro de 2018 às 07h38min

Bandidos morrem e PM é baleado após troca de tiros em Primavera do Leste

O PM baleado foi conduzido a unidade médica e passa bem, pois usava colete

Polícia | 14 de Setembro de 2018 às 07h32min

PM prende quadrilha e recupera cerca de 45 celulares furtados em Peixoto de Azevedo

Muitas vítimas já compareceram no quartel da PM para fazer o reconhecimento dos aparelhos

Veja mais
Mais lidas