Clique Notícias - A Notícia em 1 Clique!
Dólar Hoje Dólar Hoje

°

Aumentam chances de Barranco assumir na Assembleia

Contas não afetam confiabilidade

27 Out 2015 às 07:35
Fonte: Só Notícias/Weverton Correa
As falhas nas contas do candidato a deputado estadual que disputou sub-judice e briga para assumir uma vaga na Assembleia Legislativa, Valdir Barranco (PT) não comprometem a confiabilidade dos números apresentados. É o aponta o acórdão divulgado agora pelo Tribunal Regional Eleitoral, após aprovação, em meados do mês, assinado pelo então presidente em exercício, desembargador Luiz Ferreira da Silva, e o relator, Lídio Modesto. 

No documento, é destacado que “supostas omissões deduzidas pelo Ministério Público sem qualquer lastro probatório mínimo - seja por meio documental ou dedução lógica - não tem o condão de afastar a confiabilidade das informações prestadas pelo candidato, todas acompanhadas de documentos formalmente confiáveis”. 

Consta ainda que “a supressão das origens primevas das doações apontadas, realizadas por candidatos e diretório de partido político, não se consubstancia em vício grave o bastante para conduzir esta Corte de Justiça ao decreto reprobatório das conta”. 

É apontado ainda que “a ausência de termo de doação, referente à receita estimada doada entre candidatos, deve ser entendida como mera irregularidade formal, se a omissão foi suprida pelo preenchimento do recibo eleitoral e o recurso contabilizado na prestação de contas”.


Frisando ainda que “eventuais inconsistências nos dados do CPF de prestador de serviços é questão afeta, apenas e tão somente, à pessoa física e a Secretaria da Receita Federal, sendo, ainda, demanda estranha a esta Justiça Especializada, daí por que o candidato não ser responsabilizado por esse vício”.

Com a aprovação, Barranco conseguiu uma vitória no Tribunal Regional Eleitoral que o aproxima ainda mais de assumir na Assembleia, mudando o coeficiente eleitoral, ocupando a vaga hoje de Pery Taboreli (PV). 
 
Diante de petição protocolada pelo segundo, para que seja reconhecido também como assistente da Coligação Coragem e Atitude para Mudar, no processo que trata do registro de candidatura de Valdir, o relator desembargador Luiz Ferreira, concedeu prazo para que as demais partes e a Procuradoria Regional Eleitoral possam se manifestar a respeito do pedido.
Este mês, o desembargador Luiz Ferreira da Silva negou pedido da defesa do deputado estadual Pery para impedir a realização do novo julgamento do registro de candidatura de Valdir, que caso conseguir obter, resulta seu afastamento. Ele havia alegado os dois recursos em trâmites no TSE, o que foi rejeitado. 

No final do mês passado, o mesmo desembargador negou pedido de liminar e extinguiu ação do candidato para recontagem provisória dos votos dele visando assumir na Assembleia Legislativa. Ele considerou que o afastamento da inelegibilidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não condiciona o registro de candidatura. O entendimento já havia sido o mesmo do presidente da Corte Superior, ministro Dias Toffoli. 

No pedido, a defesa de Barranco argumentava que com o afastamento da inelegibilidade em março, em decorrência da anulação de acórdão do TRE, não há restrições que o impedem de ser empossado. Ele obteve mais de 19 mil votos no pleito. O tribunal mato-grossense havia negado o registro o declarando inelegível, por conta da reprovação das contas da Prefeitura de Nova Bandeiras de 2007, quando foi prefeito, pela Câmara de Vereadores. Contudo, o TSE já havia afastado a ilegitimidade da prestação dos números. 


26 deputados investigados em diferentes esquemas disputam eleições em MT

Dos 20 deputados estaduais que buscam a reeleição, todos já tiveram os nomes...

Vídeos [tvnativa.com.br]

Indeco doa terreno para construção de presidio em Alta Floresta

Moradores de Nova Guarita pedem reconstrução de ponte em rodovia estadual

Grave acidente na MT-208 mata motociclista

Dia do Índio: Localizador de povos indígenas fala sobre documentário

Veja mais [ver todas]

Gerais | 14 de Setembro de 2018 às 08h24min

Mais de 40 municípios do Mato Grosso não atingiram meta de vacinação contra pólio e...

Campanha nacional de vacinação termina hoje, sexta-feira (14)

Gerais | 14 de Setembro de 2018 às 08h06min

Solidariedade: Rota 2018 promove reunião musical em prol ao artista Paulo Paulinho

O artista está passando por tratamento médico

Esportes | 14 de Setembro de 2018 às 08h03min

Superação: Tenista altaflorestense é campeão da 9ª etapa do estadual

Julio foi campeão na categoria 16 anos e vibrou com a conquista

Polícia | 14 de Setembro de 2018 às 07h38min

Bandidos morrem e PM é baleado após troca de tiros em Primavera do Leste

O PM baleado foi conduzido a unidade médica e passa bem, pois usava colete

Polícia | 14 de Setembro de 2018 às 07h32min

PM prende quadrilha e recupera cerca de 45 celulares furtados em Peixoto de Azevedo

Muitas vítimas já compareceram no quartel da PM para fazer o reconhecimento dos aparelhos

Veja mais
Mais lidas