O Presidente da COOPERALFA, Darcy Winter, Cooperativa que reúne pequenos mineradores de ouro e pedras preciosas na região de Alta Floresta, disse ao Clique Notícias que, embora os garimpeiros atuem pela Cooperativa, não são autorizados a desenvolver qualquer atividade sem a devida licença de operação.
Ele também negou que a COOPERALFA seja responsável pela área, onde neste dia 07 de março, sexta feira, foi flagrado garimpo em atividade ilegal, numa fazenda, no interior do município de Novo Mundo.
O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, juntamente com a 15° Companhia Independente de Força Tática, do 2° Comando Regional, deflagrou a operação Flora Hot Spot 2025, que terminou com dois presos em flagrante.
Segundo as autoridades, um responsável pela atividade na área teria dito que possuía a documentação necessária, mas ela não foi encontrada.
O Presidente da COOPERALFA informou que a Cooperativa não possui arrendamento e apenas trabalha na legalização de áreas para viabilizar o trabalho dos garimpeiros.
"Essa área é uma área licenciada desde 2011 e está se trabalhando em cima pedindo a renovação. A área que tem a licença em nosso nome, ela tem LP (Licença Prévia) e LI (Licença de Implantação)" esclareceu.
Darcy Winter também observou que, apesar dessas documentações, a área não possui LO (Licença de Operação). "Se o cooperado está trabalhando sem a LO, aí a responsabilidade é dele. A Cooperativa não autoriza ninguém trabalhar sem a Licença de Operação" pontuou Winter.
Apesar da situação, Winter garantiu que a Cooperativa oferece todo o suporte aos cooperados e atribuiu situações como essa à burocracia que tem dificultado o trabalho dos mineradores.
Sobre a notícia, Winter disse ter sido surpreendido pelo Clique Notícias na busca pelas informações para a produção dessa reportagem e que a cooperativa não foi notificada.
Winter se comprometeu a acionar o Geólogo responsável da cooperativa para esclarecimentos mais técnicos e acrescentou não descartar a possibilidade das informações não conferirem. "Nessas fiscalizações, eles colocam o que eles bem quiser" criticou o Presidente.