A Polícia Civil de Mato Grosso apreendeu neste segunda feira (30) em Água Boa a menor de 15 anos envolvida no caso do adolescente de 14 anos de Itaperuna (RJ), que confessou ter matado os próprios pais e o irmão de 3 anos em 21 de junho para viajar a Mato Grosso e encontrar a “namorada virtual”. Segundo a apuração policial, ela acompanhou parte do crime por videochamada, recebeu fotos das vítimas e permaneceu em contato com o namorado mesmo durante a execução, o que agrava sua suspeita por participação remota.
A menor foi ouvida por cerca de duas horas, acompanhada da mãe e do Conselho Tutelar, e permanece sob custódia provisória. A defesa negou que ela tenha incentivado ou planejado o assassinato, afirmando que: “não há provas de influência direta no ato infracional”. A família defende que não houve orientação da menor para que o adolescente matasse sua família.
O Ministério Público de Mato Grosso, por meio da Promotoria da Infância e Juventude, aguarda o envio do depoimento, das gravações e do conteúdo digital para decidir se fará representação por ato infracional análogo a instigado ou coautoria. Até lá, o procedimento é mantido em sigilo e está em análise conjunta com as autoridades do RJ, e o adolescente também permanece internado provisoriamente por 45 dias em unidade do Degase no Rio de Janeiro, com base na tipificação de triplo homicídio e ocultação de cadáver.