Durante passagem sobre uma tempestade intensa que atingia o México e o sudoeste dos EUA, a astronauta da NASA Nichole “Vapor” Ayers capturou imagens impressionantes de um fenômeno luminoso transitório (TLE), conhecido como "sprite". O registro foi feito enquanto a Estação Espacial Internacional orbitava a região, a cerca de 400 km de altitude.
Sprites são descargas elétricas efêmeras que surgem na ionosfera, entre 50 e 85 km acima das nuvens, frequentemente em tons avermelhados ou azulados. Eles são extremamente breves — milésimos de segundo — e difíceis de observar. As imagens obtidas com câmeras de alta sensibilidade a bordo da ISS serão valiosas para melhorar a compreensão da formação desses eventos e sua ligação com tempestades elétricas e fenômenos atmosféricos extremos.
Ayers descreveu a cena em postagem nas redes sociais: “Apenas. Uau. Enquanto passávamos por México e Estados Unidos, capturei esse sprite”. O registro reacendeu discussões sobre a utilidade de tais imagens para pesquisa climática e proteção de satélites e operações de comunicação nas camadas superiores da atmosfera.