Governo anuncia quadras poliesportivas em 100% das escolas estaduais de Mato Grosso

Nova licitação prevê construção de 79 estruturas e amplia rede esportiva em todas as unidades de ensino.

Wendy Oliveira / Redação

O governador Mauro Mendes anunciou, nesta quinta-feira (14), que todas as escolas estaduais de Mato Grosso passarão a contar com quadras poliesportivas. A medida será viabilizada por meio de uma nova licitação para a construção de 79 estruturas, complementando a rede já existente.

O anúncio foi feito durante a entrega da reforma e ampliação da Escola Estadual Alice Fontes, em Cuiabá. “Temos 626 escolas estaduais. Estamos terminando uma licitação para comprar 79 quadras poliesportivas e, com isso, Mato Grosso vai ter 100% das suas escolas estaduais com quadras. É um exemplo de como as coisas melhoraram e podem continuar melhorando nos próximos anos”, afirmou o governador.

Desde o início da gestão, o Estado já entregou 45 novas quadras — destinadas tanto a escolas estaduais quanto municipais — e outras 15 estão em construção. Além disso, o governo tem investido fortemente na infraestrutura escolar: 40 novas unidades foram entregues, 45 estão em obras, 90 passaram por reformas e ampliações completas e mais 100 estão em processo de modernização.

A Escola Alice Fontes é exemplo dessa transformação. Com investimento de R$ 5,1 milhões, a unidade recebeu 10 salas de aula, refeitório, quadra poliesportiva e vestiários, passando a atender 600 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino.

Segundo Mendes, a meta é oferecer estruturas de alto padrão. “As escolas que estamos entregando não perdem em nada para as melhores particulares. Algumas são até melhores, pois contam com Smart TVs, chromebooks e tecnologias que o ensino privado não possui. Não podemos aceitar reformas superficiais. Os estudantes e profissionais de educação merecem a melhor estrutura para alcançar o melhor ensino”, ressaltou.

O evento contou ainda com a presença do prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini; dos secretários Alan Porto (Educação) e Allan Kardec (Ciência e Tecnologia); do vereador Dilemário Alencar; e de membros da comunidade escolar.

As mais vistas