Geral
MT lidera produção de madeira sustentável e é sede de evento com especialistas da área
Estado produz cerca de 4 milhões de m³ entre lenha e madeira em tora.
Mato Grosso consolidou em 2024 seu protagonismo no setor florestal sustentável da Região Centro-Oeste, com produção aproximada de 4 milhões de metros cúbicos de lenha e madeira em tora, em área de 298 mil hectares. O volume de lenha representou cerca de um terço de toda a produção da região.
Para debater o futuro desse segmento, Lucas do Rio Verde sediará, nesta quinta-feira (9), a edição regional da Expedição Silvicultura. O encontro reunirá especialistas, pesquisadores, investidores, órgãos públicos e empresas do setor florestal. A programação vai das 7h30 às 13h e inclui nove palestras e uma rodada de negócios, além de apresentação de levantamento de dados voltados ao estímulo de investimentos em reflorestamento.
Entre os temas previstos estão: caracterização de plantios florestais em Mato Grosso, cenários e políticas estaduais para o setor, manejo baseado em dados e uso da inteligência artificial no inventário florestal. A Embrapa Agrossilvipastoril participará com painéis que buscam conectar ciência, prática e sustentabilidade em florestas plantadas. O evento ocorrerá na sede do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, com inscrições gratuitas.


