Geral
Fim do boleto? Pix automático vai revolucionar pagamentos recorrentes
Banco Central libera modalidade que autoriza débitos automáticos via Pix para cobranças como mensalidades e assinaturas.
O Banco Central autorizou a implantação do Pix automático, modalidade que permitirá que empresas e prestadores de serviço realizem cobranças periódicas diretamente via Pix, sem a necessidade de emitir boletos. A nova funcionalidade, que entra em vigor nesta segunda feira (13), promete modernizar pagamentos recorrentes como mensalidades, assinaturas, planos de saúde e contas mensais.
As empresas interessadas em usar o Pix automático deverão obter autorização expressa dos clientes e oferecer opção de cancelamento. O mecanismo seguirá regras similares às do débito automático tradicional, mas com a agilidade e segurança do Pix.
A expectativa é que o Pix automático reduza burocracias, elimine a emissão de boletos físicos e digitais e dê mais praticidade aos usuários. A implementação será gradual e irá depender da adequação dos prestadores de serviços e das instituições financeiras.


