Geral
Pela primeira vez em quase 20 anos, número de fumantes volta a crescer no Brasil
Para especialistas, novos produtos como o Vape, são os principais incentivadores.
O Ministério da Saúde divulgou que, em 2024, a proporção de adultos fumantes nas capitais brasileiras subiu para 11,6%, ante 9,3% em 2023 — um aumento de 25% em um ano e o primeiro crescimento registrado em quase duas décadas.
O dado reacendeu alertas entre autoridades de saúde. Segundo os médicos, a popularização de novos produtos, como cigarros eletrônicos (vapes) e variações como cigarros de palha, tem atraído especialmente pessoas mais jovens e contribuído para a reversão da tendência de queda.
A Organização Mundial da Saúde classifica o tabagismo como a principal causa de mortes evitáveis no mundo, responsável por cerca de 8 milhões de óbitos por ano.
Especialistas lembram que o tabaco está associado a mais de 50 doenças, incluindo enfermidades cardiovasculares, respiratórias e cerca de dez tipos de câncer. E alertam também para os riscos aos fumantes passivos, ressaltando que pessoas que convivem com usuários do produto têm maior probabilidade de desenvolver doenças crônicas, como câncer de pulmão.
O levantamento com os números foi publicado pelo Ministério da Saúde e divulgado por agências de imprensa. As autoridades de saúde reforçam a necessidade de políticas públicas de prevenção, controle e apoio à cessação do tabagismo diante do recrudescimento do consumo.


