Grana no bolso!
Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até sexta-feira
Pagamento deve beneficiar mais de 95 milhões de brasileiros e movimentar a economia.
A segunda parcela do décimo terceiro salário deve ser depositada até a próxima sexta-feira (19), conforme determina a legislação trabalhista. O pagamento beneficia cerca de 95,3 milhões de brasileiros. A primeira parcela foi liberada até 28 de novembro.
De acordo com a Lei nº 4.090/1962, têm direito ao décimo terceiro aposentados, pensionistas e trabalhadores com carteira assinada que tenham atuado por, no mínimo, 15 dias. O mês em que o trabalhador exerce atividade por esse período é considerado completo para efeito de cálculo.
Também recebem o benefício trabalhadores afastados por doença ou acidente, além de mulheres em licença-maternidade. Em caso de demissão sem justa causa, o valor é pago de forma proporcional junto à rescisão. Já na demissão por justa causa, o direito ao décimo terceiro é perdido.
Segundo estimativa do Dieese, o décimo terceiro salário deve injetar R$ 369,4 bilhões na economia brasileira em 2025. A média por trabalhador com carteira assinada é de R$ 3.512, considerando as duas parcelas.
O pagamento integral é garantido apenas a quem completou um ano na empresa. Quem trabalhou por período menor recebe o valor proporcional, calculado à razão de 1/12 do salário de dezembro para cada mês com pelo menos 15 dias trabalhados. Faltas injustificadas superiores a 15 dias no mês podem gerar desconto no cálculo final.

