Política
Secretário Roberto Patel é convocado e vereadores apontam falta de apoio da gestão
Convocação partiu dos vereadores Darlan Carvalho e Luciano Silva; presença reduzida de secretários gerou críticas durante a sessão desta quinta (19).
A sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira (19) foi marcada por forte cobrança ao secretário de Infraestrutura, Roberto Patel, convocado pelos vereadores Darlan Carvalho (PRD) e Luciano Silva (PL) para prestar esclarecimentos sobre a situação das estradas, vias urbanas e serviços da pasta.
A convocação ocorreu em meio ao aumento de reclamações da população sobre atoleiros, alagamentos, maquinário parado e dificuldades de trafegabilidade em diferentes regiões do município.
Um dos pontos que mais chamou atenção no plenário foi o que vereadores classificaram como baixo apoio institucional durante a convocação. O único secretário presente acompanhando Patel foi Paulo Moreira, titular da Secretaria de Cidade, além de poucos servidores.
Respostas não convencem e geram novo clima de cobrança
Durante a sessão, Patel atribuiu parte dos problemas ao período chuvoso e ao acúmulo de demandas simultâneas. No entanto, a explicação não foi suficiente para parte dos parlamentares.
Nos discursos e entrevistas após a sessão, vereadores demonstraram descontentamento e avaliaram que o secretário apresentou justificativas consideradas genéricas, sem detalhar de forma concreta quais medidas estruturais estão sendo executadas para resolver os problemas de forma definitiva.
Luciano aponta falta de respaldo da gestão
Em entrevista após a sessão, o vereador Luciano Silva fez uma das falas mais contundentes ao comparar a mobilização da Prefeitura nesta convocação com momentos anteriores.
“A Prefeitura lotava essa Câmara, mostrando a força do apoio que estava se dando para determinado secretário e a gente não percebeu isso hoje. Foram pouquíssimas pessoas que vieram.”
Luciano ressaltou que, em outras ocasiões, praticamente todo o primeiro escalão comparecia ao Legislativo.
“Nas outras vezes vinham quase todos os secretários. Teve situação de vir todos os secretários aqui em um requerimento de explicações.”
Para o parlamentar, o cenário atual indica possível isolamento dentro da própria administração.
“Dessa vez a gente viu que só teve um secretário acompanhando e quatro ou cinco servidores da própria pasta. Isso demonstra realmente um abandono do secretário aqui na Prefeitura de Alta Floresta. Aparentemente, o secretário está sozinho nessa situação.”
O vereador também levantou um novo questionamento político: o secretário Paulo Moreira já foi convocado pela Câmara e deverá comparecer em sessão futura.
“A gente quer entender se ele também está passando por isso, se o Paulo Moreira também está com essa falta de força, essa falta de apoio ou se são os dois.”
Darlan diz que pressão vem das ruas
Autor do requerimento, o vereador Darlan Carvalho afirmou que a convocação foi motivada pelo volume de reclamações recebidas pelo Legislativo.
“Nós fizemos essa convocação porque são muitas reclamações da Secretaria de Infraestrutura. Essa é uma das secretarias mais importantes do município.”
Ele também relatou dificuldades de comunicação com o secretário.
“O senhor é um secretário que não responde indicação, não responde ofício, não responde WhatsApp, não responde ligação. É difícil o acesso com o senhor, eu fico pensando, se os vereadores, não sei se sou só eu, ou se os outros demais colegas também têm essa dificuldade, mas se eu, como vereador, tenho essa dificuldade, eu fico imaginando a população..”
Segundo o parlamentar, as demandas vão muito além das estradas rurais.
“O que está sendo questionado aqui não é só as estradas. São pontes, maquinários quebrados, meios-fio, calçadas, quebra-molas.”
Darlan alertou ainda para o risco de agravamento da situação.
“A notícia que nós temos é que, se não fizer as aquisições das peças no tempo certo, vai passar o verão, não vão consertar essas máquinas e para o ano que vem vai ser pior.”
Patel cita chuvas, limitações e pede compreensão
Ao responder aos questionamentos, o secretário Roberto Patel voltou a citar dificuldades operacionais e o impacto do período chuvoso, além de enfrentar hoje algumas limitações estruturais.
“A gente vai conversando, vai ajeitando, vai conseguindo alguma coisa e vamos fazendo da maneira em que a gente consegue. Na verdade, estamos assim, à mercê de algumas situações que, diante do momento em que a gente vive, as dificuldades da população também ser parceira nesse momento. É o que acontece, que às vezes a gente não consegue esse tipo de parceria.” Patel também mencionou a necessidade de colaboração da população.
O secretário acrescentou que a equipe enfrenta alta demanda simultânea.
“Nós estamos com dificuldades devido a esse período chuvoso. Você acaba de resolver um atoleiro e já surge outro próximo.”
Próximos capítulos
Com a convocação já feita ao secretário Paulo Moreira, a expectativa é de que o tema volte ao centro do debate nas próximas sessões, quando vereadores pretendem avaliar se o cenário de falta de apoio institucional se repete dentro da administração.
A reportagem mantém espaço aberto para manifestação do Executivo municipal.

