Na manhã deste sábado (05/04), Alta Floresta se uniu em uma importante causa: a conscientização sobre o autismo. A caminhada, que teve como objetivo reforçar a importância da inclusão das pessoas com autismo e a necessidade de políticas públicas voltadas para essa causa, contou com a participação de instituições locais, autoridades e da população em geral.
Cassiane do Nascimento, uma das organizadoras do evento, agradeceu a presença de todos e falou sobre os resultados alcançados até agora através dessas ações. "Esse evento tem como objetivo conscientizar a população sobre o que de fato é o autismo e o que as pessoas podem fazer para ajudar nessa caminhada", explicou. Ela também agradeceu a presença do Corpo de Bombeiros, do Tiro de Guerra e dos profissionais que ajudaram na organização, além das famílias presentes.
A presidente da Associação de Amigos do Autista (AMA) destacou o aumento do número de pessoas que estão aderindo à causa ao longo dos anos. Ela ressaltou que, desde a reativação da AMA em 2023, várias políticas já começaram a ser voltadas ao autismo, com melhorias na educação e na saúde. "Um marco importante foi a vinda de um psiquiatra infantil, profissional que o município não possuía anteriormente, para realizar o diagnóstico das crianças", disse ela.
A caminhada de conscientização sobre o autismo em Alta Floresta foi um importante passo para promover a inclusão e o respeito às pessoas com TEA, além de fortalecer a luta por políticas públicas que atendam às suas necessidades.