Termina nessa sexta feira as inscrições para o mutirão de reconhecimento paterno

Para realizar a inscrição,, basta procurar a Defensoria Pública mais próxima ou acessar o site oficial.

Redação/Wendy Oliveira

A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPE-MT) encerra nesta sexta-feira, 1º de agosto, o prazo de inscrições para a 4ª edição da campanha nacional “Meu Pai Tem Nome”, que oferece gratuitamente o reconhecimento de paternidade de forma simples e acessível.

Nos dias 21 e 22 de julho, foi concluída a etapa de coleta de material genético em nove municípios do estado. No entanto, a campanha continua voltada para os casos em que o reconhecimento pode ocorrer por conciliação ou manifestação espontânea do pai. Nesses casos, o processo é realizado por meio de escritura pública ou termo de reconhecimento, sem necessidade de exame de DNA. Quando não há acordo, a Defensoria segue atuando judicialmente para garantir os direitos dos filhos.

Um dos marcos inéditos desta edição em Mato Grosso foi a coleta de material genético junto a internos do sistema prisional, resultado de articulação da defensora pública geral, Luziane Castro, com a Secretaria de Segurança Pública. A ação representou um avanço importante na efetivação de direitos, beneficiando mães e crianças que aguardavam há anos pelo reconhecimento da filiação.

A campanha será oficialmente encerrada no dia 16 de agosto, quando ocorrerão mobilizações e a entrega dos resultados dos exames de DNA nos locais onde as coletas foram realizadas. Para realizar a inscrição até o dia 1º de agosto, os interessados devem procurar o núcleo da Defensoria Pública mais próximo ou acessar o site oficial do órgão.

As mais vistas