Acampamentos desmontados e vários materiais de pesca predatória, como tarrafas e outros artefatos ligados á caça apreendidos. Esse foi o saldo de uma operação deflagrada na região de Alt Floresta pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar de Mato Groso, nos últimos dias.
Desde o dia 21 de agosto uma equipe do Batalhão Ambiental se encontra pela região com o objetivo de combater crimes ambientais. A operação na região é realizada com várias barreiras, fiscalizações fluviais e outras atividades por terra.
Três caçadores foram autuados por porte ilegal de arma e encaminhados para a delegacia. “Eles escondem próximo de onde fazem a ceva, dentro do mato e aí conversando com um deles, com todas as características que deram pra gente eles acabaram entregando essas armas pra gente” disse o Subtenente Ruyter, destacando a vasta experiência da equipe policial.
Além dessas prisões, diversos artefatos de pesca predatória foram apreendidos, mas como não houve constatação de pescado, não houve flagrante. “Infelizmente não podemos chamar de pescadores. São predadores da natureza. O pescador pesca com anzol, vara de pescar, molinete. Esses daí são predadores da natureza e esses aí, nós estamos atrás deles” afirmou o Subtenente.
A operação acontece em toda a região de Alta Floresta, o que inclui municípios vizinhos. “A gente pede a conscientização de todo mundo. A gente tenta atuar da melhor forma possível” pontuou o militar que ainda acrescentou, “o que a gente encontrar de crime na área de caça e pesca a gente vai atuar” falou o subtenente, lembrando que a operação continua pelos próximos dias.
Fotos: Batalhão Ambiental/PMMT