MT no Exterior!
Mato Grosso terá escritório na China para impulsionar agronegócio
A base permanente em Xangai irá fortalecer as exportações.
O governo de Mato Grosso anunciou que vai inaugurar, em novembro, um escritório do Invest MT na China, alinhado à “Missão China 2025”, que levará empresários, gestores públicos e lideranças do agronegócio para uma série de agendas comerciais entre 3 e 15 de novembro. A base funcionará em Xangai, sob gestão privada em parceria com o setor produtivo, e terá como foco principal apoiar produtores mato-grossenses — especialmente micro e pequenos — que ainda não possuem representação internacional.
Conforme declarou o governador Mauro Mendes, hoje o nosso principal cliente é a China, e ele ressalta que o novo escritório será “um mecanismo muito inteligente e inovador para promover nossos produtos e fortalecer o comércio do estado com o mundo”. A estrutura se integrará à participação de Mato Grosso na China International Import Expo (CIIE), feira que reúne mais de 150 países e é considerada uma das principais vitrines do setor agroalimentar.
Além da abertura do escritório, a missão inclui a estreia do estande do estado na feira, rodadas de negócios e reuniões com potenciais investidores. Também está prevista uma extensão da agenda em 11 e 12 de novembro, nos Emirados Árabes Unidos, voltada à prospecção em agroindústria, logística e infraestrutura. A iniciativa é coordenada pela Invest MT e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), em parceria com entidades do agronegócio como Famato, Fiemt, Aprosoja, Imac e Cipem.
O governo destaca que, enquanto grandes produtores já possuem estrutura no exterior, a nova base terá papel estratégico para dar suporte aos pequenos e médios produtores, criando laços econômicos e abrindo portas não só para a China, mas para toda a Ásia.


