TJMT
Dois juízes do Norte de Mato Grosso são afastados por tempo indeterminado
Magistrados tiveram os acessos ao sistema do judiciário bloqueado e o processo corre em segredo de justiça
Dois juízes que atuam na região Norte do estado foram afastados de suas funções por prazo indeterminado, segundo comunicado da corregedoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Os magistrados são Mirko Vicenzo Giannotte, titular da Vara Especializada da Fazenda Pública de Sinop, e Silvia Renata Anffe Souza Alves de Moura, da 2ª Vara Cível de Sorriso. Além da suspensão das atividades, ambos tiveram bloqueado o acesso ao sistema eletrônico do Judiciário.
O procedimento tramita em segredo de justiça e não tiveram as motivações divulgadas até o momento. O caso será submetido à apreciação do órgão especial do tribunal na próxima quinta-feira, 27 de novembro.
O afastamento integra um contexto mais amplo de apurações: nos últimos cinco anos o TJMT instaurou 50 sindicâncias para investigar juízes de primeira instância, das quais cinco permanecem em andamento. No mesmo período, quatro magistrados chegaram a ser suspensos cautelarmente — número que agora sobe para cinco com as medidas recentes. O episódio reforça a série de procedimentos administrativos e disciplinares que têm sido adotados pelo Tribunal nos últimos meses.

