Empreendedorismo

Comércio de Mato Grosso mantém ritmo superior à média nacional, aponta IBGE

Apesar de queda pontual em setembro, varejo ampliado do estado acumula alta no ano e emprego formal segue em expansão

Comércio de Mato Grosso mantém ritmo superior à média nacional, aponta IBGE

O comércio de Mato Grosso segue em desempenho robusto quando comparado ao conjunto do país. Dados do IBGE mostram que, embora o volume de vendas do varejo ampliado tenha recuado em setembro frente a agosto, o resultado acumulado entre janeiro e setembro de 2025 apresenta crescimento de 4,9% — percentual que supera a média nacional, pois no país como um todo, esse segmento recuou 0,3% no acumulado do ano.

A dinâmica do mercado de trabalho reforça esse movimento: o setor de serviços foi o principal gerador de postos formais em setembro, com saldo positivo de 1.069 vagas, enquanto o comércio registrou criação líquida de 306 empregos naquele mês. No acumulado do ano até setembro, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) aponta a abertura de 58.183 novas vagas formais em Mato Grosso.

A presente edição do Panorama também destaca dados do PIB de Mato Grosso divulgados pelo IBGE em novembro de 2025. Os dados oficiais do PIB são referentes a 2023 e, embora defasados, permitem colocar o desempenho da atividade local em perspectiva. Os dados oficiais indicam que o PIB de Mato Grosso cresceu 12,9% em 2023 em comparação com 2022, taxa que figura entre as mais elevadas entre as unidades da federação. Segundo analistas, esses indicadores sinalizam que, apesar de oscilações mensais, o comércio local mantém resiliência e atrai investimentos que sustentam consumo e empregos.

Conforme o IBGE, nas últimas décadas, o PIB local cresceu a uma taxa média anual de 5,2%, apresentando o melhor desempenho entre as Unidades da Federação. Os dados oficiais mostram ainda que em 2022 e 2023, a economia de Mato Grosso cresceu a taxas expressivas. Ainda não há o dado oficial referente a 2024, mas o levantamento preliminar da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) aponta uma queda do PIB naquele ano em razão das dificuldades enfrentadas pelo setor agropecuário.

O comércio varejista desconsidera atividades comerciais mais específicas, como a de veículos e materiais para construção; já o varejo ampliado considera o conjunto de todas as atividades comerciais. No acumulado do ano, mesmo com a queda mensal, as vendas do setor crescem no estado e apresentam tendência que destoa da média nacional. 

Redação/Wendy Oliveira
26 de novembro de 2025
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