Conselho emite parecer e detona secretária e prefeito de Alta Floresta

O documento recomenda o retorno dos profissionais às atividades.

Clique Notícias/Da Redação

Foto: Reprodução

Em parecer técnico, o Conselho Municipal de Alta Floresta concluiu que, no episódio ocorrido na sala do 5º ano da Escola Municipal Jardim das Flores, onde alunos receberam uma tarefa com uma questão de cunho sexual, os profissionais afastados após a polêmica não cometeram erros, já que o conteúdo está previsto nas DCM’s (Diretrizes Curriculares Municipais).

O Clique Notícias informou a polêmica, na época, em Pai descobre conteúdo de cunho sexual em caderno escolar da filha

Na época, personalidades políticas e influenciadores de todo Mato Grosso repudiaram a didática aplicada, acompanhando o pai em sua indignação. Após a polêmica, o prefeito e a secretária de educação do município, embalados pela repercussão do caso, concederam entrevista negando que o conteúdo estivesse descrito e orientado para a educação municipal e anunciando providencias. Entre as primeiras medidas, o afastamento do professor, e dias após, do Diretor da Escola e da Coordenadora Pedagógica do colégio.

Datado no último dia 18, o parecer foi submetido a apreciação do pleno, no Conselho, no último dia 29 e acabou de ser publicado. Nele, o Conselho Municipal de Educação condena veementemente a atitude do prefeito e da secretária, apontando precipitação ao se manifestarem, em admitir que o conteúdo era de aplicação obrigatória.

O Conselho também entendeu a repercussão exagerada e defende que o tema seja naturalizado, uma vez que, no entendimento do CME, é um assunto inevitável. O conselho não considerou restrições previstas na Base Nacional de Ensino para alunos de determinadas idades.

Na conclusão, o Conselho apontou danos irreversíveis aos profissionais. Exerceu uma defesa aos mesmos, recomendando que o município, através do prefeito e da Secretária de Educação, se retrate publicamente e adote uma série de outras medidas, sendo 15 no total, conforme pode ser conferido logo abaixo:


Leia também: 

“Detonados” em parecer do Conselho, prefeito e secretária ficam em silêncio

Pai repudia parecer do Conselho: “pensamento doentio”

Professor envolvido em polêmica comemora parecer do Conselho de Educação 

Diretor afastado após polêmica em escola quer o cargo de volta

As mais vistas