Violência contra Mulher
Mato Grosso registra 52 feminicídios em 2025
Números são de 1 de janeiro a primeira semana de dezembro, podendo ainda ser maior.
Dados compilados sobre violência contra a mulher em Mato Grosso mostram que o estado deve encerrar o ano de 2025 com 52 casos de feminicídio registrados, o que representa, em média, uma mulher assassinada a cada sete dias ao longo do ano. O número é o maior, desde 2020, quando foram contabilizados 62 casos.
Os números consolidam Mato Grosso entre os estados com maior incidência desse tipo de crime no país neste ano. E como motivação, em sua grande maioria está o não aceite do fim do relacionamento e ciúmes. Em sete casos as vítimas tinham medidas protetivas, enquanto 45 mulheres não tinham nenhum tipo de medida de proteção.
Sinop foi o município que mais registrou feminicídios, com 6 casos. A maioria dos crimes foram cometidos com instrumentos cortantes ou perfurante e dentro da casa da própria vítima, reforçando ainda mais o cenário de violência doméstica.
O ano também é fechado com um número que entristece, 87 crianças e adolescentes ficaram órfãos de mãe em decorrência desses crimes. Em 2024, 83 crianças perderam suas mães nas mesmas condições. Em Cuiabá, um auxílio mensal é pago à crianças que perdem as mães nessas situações, para ajudar no custeio de despesas como alimentação, material escolar e outros.
As autoridades responsáveis reforçam a importância de mecanismos de denúncia e de atuação conjunta entre órgãos de segurança, assistência social e rede de proteção à mulher para enfrentar a violência de gênero no estado.

