Reconhecimento

Policiais civis recebem homenagem por operação que desarticulou facção criminosa no Nortão de MT

A homenagem foi proposta pelo vereador Darli Luciano Silva e contou com a presença da delegada Renata Taise de Carvalho Feijó

Policiais civis recebem homenagem por operação que desarticulou facção criminosa no Nortão de MT
Durante a primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Alta Floresta, realizada nesta segunda-feira (02), a Polícia Civil de Nova Bandeirantes foi homenageada com uma Moção de Aplausos em reconhecimento à Operação Ruptura, deflagrada no dia 10 de dezembro de 2025, que resultou na desarticulação de uma célula de facção criminosa atuante no norte de Mato Grosso.

A homenagem foi proposta pelo vereador Darli Luciano Silva e contou com a presença da delegada Renata Taise de Carvalho Feijó, além de policiais civis que integraram a força-tarefa responsável pela operação.

A Operação Ruptura teve como objetivo desarticular a estrutura criminosa instalada nos municípios de Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde, resultando no cumprimento de 21 ordens judiciais, sendo 10 mandados de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela 5ª Vara Criminal de Sinop. As ações ocorreram nas cidades-alvo e também em Cuiabá.

Ao todo, cerca de 40 policiais civis, com apoio das delegacias da Regional de Alta Floresta e equipes de inteligência, participaram da operação. Durante a ação, foram apreendidas drogas, armas, munições, dinheiro em espécie, aparelhos celulares e documentos, além da prisão de integrantes considerados estratégicos da facção, responsáveis pela liderança do tráfico, setor financeiro e logística da organização criminosa.

Em entrevista à redação do Clique Notícias, a delegada Renata Taise de Carvalho Feijó destacou que o crescimento do crime organizado é uma realidade observada em todo o país, mas ressaltou que, em Mato Grosso, o enfrentamento tem sido tratado como prioridade pelas forças de segurança.

“O crime organizado está aumentando no Brasil de uma forma geral. Eu sou do Ceará e consigo fazer até uma comparação entre os Estados. Aqui em Mato Grosso, essa é uma bandeira do governo estadual, da Secretaria de Segurança Pública, da Polícia Civil e da Polícia Militar. O combate imediato à criminalidade e ao crime organizado vem sendo estimulado e vem sendo feito”, afirmou.

Segundo a delegada, a Operação Ruptura é reflexo direto dessa atuação firme do Estado, inclusive em municípios do interior.

“Essa operação mostra isso na prática. Essa atuação forte e imediata é uma resposta para evitar que o crime organizado avance. Em Nova Bandeirantes, conseguimos realizar uma operação com um número alto de alvos, considerando o tamanho da cidade, e, principalmente, atingir pessoas muito importantes da facção, como lideranças do tráfico, da parte financeira e logística, tudo por meio de um trabalho de inteligência”, explicou.

Ainda conforme a delegada, atingir essas lideranças é essencial para que o combate às facções seja realmente eficiente, já que as organizações criminosas atuam de forma integrada entre municípios e até entre estados.

De acordo com o vereador Luciano Silva a homenagem representa o reconhecimento de um trabalho que muitas vezes acontece longe dos olhos da população, mas que exige grande esforço e sacrifício dos profissionais da segurança pública.

“Muitas vezes, quem não faz parte da segurança pública não sabe o que acontece por trás de uma operação dessa. São noites sem dormir, riscos constantes, policiais em vigilância, buscando informações, distantes da família por dias, enfrentando uma rotina extremamente árdua para que a operação tenha sucesso”, destacou.

O parlamentar reforçou que o resultado da Operação Ruptura demonstra a importância do trabalho desenvolvido pela Polícia Civil no enfrentamento ao crime organizado.

“Quando uma operação é deflagrada e resulta na apreensão de armas, drogas — tanto sintéticas quanto orgânicas — e na prisão de pessoas ligadas ao crime organizado, isso é um sucesso e precisa ser reconhecido. Essa moção de aplausos é uma forma simples, mas necessária, de dar visibilidade e valorizar o trabalho desses policiais”, afirmou.

Segundo Darli Luciano, a Câmara cumpre seu papel ao reconhecer publicamente o esforço das forças de segurança.

“O que nós podemos fazer enquanto vereadores é esse reconhecimento, essa homenagem, para mostrar à sociedade a importância do trabalho que esses profissionais realizam diariamente em defesa da população”, concluiu.

A Operação Ruptura integra o planejamento estratégico da Polícia Civil dentro da Operação Inter Partes, que faz parte do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, voltado ao enfrentamento direto das facções criminosas e ao fortalecimento das ações de inteligência e repressão em todo o Estado.
Redação CN
02 de fevereiro de 2026
Prefeito denuncia a própria mãe por aplicar golpes

Prefeito denuncia a própria mãe por aplicar golpes

Concurso da Sefaz-MT Abre Inscrições com Salários de R$ 32,9 Mil

Concurso da Sefaz-MT Abre Inscrições com Salários de R$ 32,9 Mil

Mudanças no Abono Salarial em 2026 Pode Excluir Milhões de Trabalhadores

Mudanças no Abono Salarial em 2026 Pode Excluir Milhões de Trabalhadores

Mulher é resgatada pela PM, com os filhos após pedir ajuda por bilhete

Mulher é resgatada pela PM, com os filhos após pedir ajuda por bilhete

Alta do ICMS encarece gasolina e gás de cozinha a partir de janeiro

Alta do ICMS encarece gasolina e gás de cozinha a partir de janeiro

Mato Grosso registra 52 feminicídios em 2025

Mato Grosso registra 52 feminicídios em 2025