O Conselho Municipal de Segurança Pública de Alta Floresta deu início às atividades de 2026 com a realização da primeira reunião do ano, que aconteceu nesta quarta-feira 04, no prédio da nova Delegacia Regional da Polícia Civil, estrutura que está em fase final e deve ser inaugurada em breve. A reunião contou com a presença dos membros do Conselho e do novo delegado regional, Waner dos Santos Neves, que recentemente assumiu a Delegacia Regional no município. Entre os principais pontos da pauta, esteve a eleição da nova diretoria que irá conduzir os trabalhos do Conselho ao longo do ano.
Para o mandato de 2026, foi eleito como presidente Leandro Soares Cordeiro, representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Alta Floresta. Ele já integrava o Conselho e atuava anteriormente como tesoureiro.
Durante entrevista, Leandro destacou que o foco da nova gestão será manter o trabalho integrado entre as instituições que compõem o Conselho.
“Eu represento a CDL dentro do Conselho. A CDL é formada por diversas instituições, entre as forças de segurança, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal. A gente vai procurar trabalhar da mesma forma que já vem sendo feito, que é a união das forças e o desenvolvimento das campanhas no município”, afirmou.
Outro ponto discutido na reunião foi a captação e o direcionamento de recursos para as forças de segurança. Segundo o novo presidente, o Conselho atua diretamente no apoio às demandas estruturais dos órgãos. “O Conselho faz a captação de recursos, principalmente por meio do Ministério Público, recebe as necessidades dos órgãos públicos e faz a contemplação. Esses recursos são utilizados na manutenção de prédios, estruturas e veículos das forças de segurança”, explicou.
As expectativas para o ano, segundo Leandro, são positivas, com atenção especial às ações voltadas à segurança e ao trânsito. Ele citou, inclusive, propostas apresentadas durante a reunião pelo comando da Polícia Militar. “O coronel Marins apresentou algumas atividades voltadas à segurança pública, especialmente no trânsito, para reduzir o número de acidentes. O Conselho vai atuar em parceria com a Polícia Militar nesse sentido. A função do Conselho é sempre essa: a união”, reforçou.
Animado com o novo desafio, o presidente afirmou que a gestão buscará trazer novidades e garantir que os recursos sejam distribuídos de forma equilibrada entre as forças de segurança. “Nosso desafio é trazer algo novo para o Conselho e utilizar isso de maneira igualitária, contribuindo para a segurança e o trânsito de Alta Floresta”, concluiu.
A próxima etapa do Conselho será a definição do calendário de ações e das prioridades para 2026, reforçando o papel do órgão no apoio às políticas de segurança pública no município.




