Agronegócio
Sojicultores de Mato Grosso têm até 15 de fevereiro para cadastrar lavouras no Indea
Registro é obrigatório e produtor que perder o prazo pode pagar multa superior a R$ 2,5 mil
Os produtores de soja de Mato Grosso têm até o dia 15 de fevereiro para realizar o cadastramento anual das unidades de produção junto ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso. O procedimento é obrigatório e deve ser feito por meio do Sistema de Defesa Sanitária Vegetal (Sisdev).
O cadastro pode ser realizado de forma online ou presencialmente em uma das 141 unidades do Indea espalhadas pelo Estado. Também há suporte ao produtor por meio de atendimento via WhatsApp nas unidades regionais.
Para concluir o registro, o sojicultor deve informar dados como área total plantada, localização geográfica da lavoura, variedade cultivada e outras informações técnicas exigidas pelo sistema de defesa sanitária vegetal.
O produtor que não cumprir o prazo estabelecido estará sujeito à multa de 10 Unidades Padrão Fiscal (UPFs). Em janeiro, o valor correspondente é de R$ 2.543,60.
Na safra 2024/2025, foram cadastradas 16.319 unidades de produção, envolvendo 8.993 produtores e totalizando mais de 11,3 milhões de hectares plantados. As informações são disponibilizadas ao público por meio do portal “Áreas de Plantio por Safra”.
Até o dia 26 de janeiro, já haviam sido registradas 8.175 unidades de produção, somando aproximadamente sete milhões de hectares declarados por 4.697 sojicultores no Estado.

