Recorde!
Exportações de carne bovina de MT para Argentina e Uruguai disparam com tarifaço de Trump
Sobretaxa dos Estados Unidos abriu novas oportunidades à produção mato-grossense;
As exportações de carne bovina de Mato Grosso registraram forte crescimento entre agosto e setembro, especialmente para a Argentina e o Uruguai. O aumento ocorre durante os dois meses de vigência da sobretaxa de 50% imposta pelo presidente americano Donald Trump sobre produtos brasileiros, medida que retirou o país da lista de exceções e abriu espaço para novos mercados.
De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o Brasil exportou 314,7 mil toneladas de carne bovina em setembro, alta de 25,1% em comparação ao mesmo mês de 2024. Em Mato Grosso, os embarques para a Argentina saltaram de 314 toneladas em agosto para 686 toneladas em setembro, um avanço de 118,47%, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
O Uruguai também ampliou as importações da carne mato-grossense: foram 59 toneladas em agosto e 151 toneladas em setembro, crescimento de 55,63%. Já a China, que segue como principal destino da produção brasileira, aumentou suas compras de Mato Grosso em quase 11%, passando de 54,50 mil toneladas em agosto para 60,46 mil toneladas em setembro.
O relatório do Imea mostra ainda que o estado abateu 656,31 mil cabeças de gado em setembro, uma leve queda de 0,67% em relação a agosto. Desse total, 367,37 mil eram machos, o terceiro maior volume da série histórica.
“Esse cenário reflete a maior presença de machos em confinamento, que ampliou a oferta estadual. Ainda assim, os preços do boi gordo se mantiveram firmes, sustentados pela forte demanda externa”, destacou o Imea.
Para o quarto trimestre, a expectativa é de estabilidade no setor, mas o abate elevado de machos jovens pode reduzir a oferta a médio prazo, o que tende a pressionar os preços para cima.


