Justiça!
Dupla é condenada por chacina com quatro mortes em Mato Grosso
Jânio Domingos de Brito e Jacó Nascimento de Melo foram condenados a 68 anos, 4 meses e 10 dias de reclusão cada um, por homicídio qualificado contra quatro pessoas, e por sequestro e cárcere...
Jânio Domingos de Brito e Jacó Nascimento de Melo foram condenados a 68 anos, 4 meses e 10 dias de reclusão cada um, por homicídio qualificado contra quatro pessoas, e por sequestro e cárcere privado envolvendo cinco vítimas.
O julgamento ocorreu no Tribunal do Júri da comarca de Aripuanã, iniciado na manhã de segunda-feira (13) e encerrado por volta das 10h do dia 15 de outubro.
Conforme denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu em novembro de 2020, numa estrada rural próxima a um garimpo na região da Serra. Os réus teriam sido contratados por Leandro Ribeiro Mendes para executar Elzilene Tavares Viana (“Babalu”), seu companheiro Leôncio José Gomes (“Malhado”) e outros envolvidos.
No dia do crime, os executores posicionaram uma caminhonete na entrada do garimpo e, ao chegarem as vítimas – envolvendo também os filhos de Elzilene, Luiz Felipe, e Jonas –, foram abordadas por homens armados que se apresentaram como policiais. As pessoas foram algemadas, separadas e levadas até uma estrada isolada, onde quatro acabaram mortos com disparos. Uma das vítimas, Laurilene, grávida de quatro meses, foi poupada após súplicas de seu companheiro.
Após os homicídios, os criminosos incendiaram a caminhonete usada no crime para dificultar as investigações.
O Conselho de Sentença reconheceu a materialidade, autoria e qualificadoras, como meio cruel e emboscada. Os condenados deverão iniciar cumprimento da pena em regime fechado e não poderão recorrer em liberdade.


